domingo, 11 de outubro de 2020

LAGOA DE GUARAÍRAS – TIBAU DO SUL

 


Ao chegar ao litoral de Tibau do Sul, próximo ao porto ou no mirante do pórtico da cidade, a primeira paisagem que se avista é a das mansas águas da Lagoa de Guaraíras. Essa lagoa, que já teve suas águas puramente doces e, devido, aos desígnios da natureza, foi aberta ao mar, hoje é uma das principais atrações de Tibau do Sul.


Além de servir de rota para a praia de Malembá e destinos mais distantes, como Natal (pela beira-mar), a lagoa é base de uma das mais importantes atividades econômicas do município, a carcinicultura (criação de camarões). As águas da Guaraíras banham quatro municípios e a pesca artesanal, feita em canoas, é um show aparte a se assistir.


Mas a Lagoa de Guaraíras também se serve do turismo, com longos passeios de barco, lancha, e canoa, pesca esportiva e até banana-boat. Ela possui vários portos e ancoradouros em toda a sua extensão e uma história de batalhas, tragédias e reconstrução, existindo até uma ilha histórica, a do Flamengo, com ruínas de um forte holandês.


A fauna e a flora são privilegiadas, pois a lagoa tem uma extensa área de mangue, fonte de alimentos e berço de diversas espécies. Porém, é quando vai caindo a tarde a magia toma conta do local e não tem quem não pare para presenciar mais um dos milagres da natureza: o pôr-do-sol da Guaraíras.


Nesta hora, as águas que, em vazante, são azuladas, e na cheia, se tornam acinzentadas, transformam-se em puro ouro, refletindo toda a intensidade do sol, que banha este cantinho ímpar do Brasil.

FONTE – PIPA.COM.BR

A lagoa – que possui oito quilômetros navegáveis e mais de dois quilômetros de largura – forma uma linda baía, circundada por manguezais, trechos da Mata Atlântica e falésias oriunda da ação erosiva do tempo. Segundo o nosso simpático guia, a lagoa já foi totalmente fechada e de águas puramente doces, sem contato algum com o mar. Em 1924, as águas da lagoa irromperam, devido à construção de um canal, causaram destruição no pequeno povoado e abriram uma estreita saída para o mar – a que se vê hoje em dia. É exatamente no trecho em frente à travessia Malembá – Tibau do Sul, onde fica a Barraca Solar da Praia – o ponto de apoio de onde partiu a nossa embarcação com capacidade para 22 pessoas.

Durante o tour pela lagoa – que tem a duração de uma hora – pudemos avistar grupos de ariscos golfinhos. De tão velozes, não conseguimos clicá-los com nossas câmeras. No entanto, pude ver de perto pequenos grupos que se aproximavam do barco e faziam saltos, como se estivessem se exibindo as nossas lentes. Após a passagem pelos cetáceos, navegamos por entre um sinuoso braço de lagoa margeado por uma densa vegetação de mangue, onde pudemos ver outra rara espécie da fauna local – a garça azul, que na verdade tem uma plumagem cinza ardósia.

Continuamos navegando por uma paisagem que lembrava um estreito braço de rio, onde a vegetação ficava cada vez mais densa. Chegamos, então, na primeira parada dentro da Lagoa dos Guaraíras para o banho de lama (argila), que é retirada do fundo do mangue, quando a maré está baixa. Passada no corpo em movimentos circulares, pude realmente sentir seu poder esfoliante e refrescante sobre a pele

FONTE - INTERNET

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LAGOA DE GUARAÍRAS – TIBAU DO SUL

  Ao chegar ao litoral de Tibau do Sul, próximo ao porto ou no mirante do pórtico da cidade, a primeira paisagem que se avista é a das mansa...

Quem sou eu

Minha foto
ESTE É O LXXVI BLOG DO SUBTENENTE JOSÉ MARIA DAS CHAGAS, RESPONSÁVEL PELO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS, COM 76 BLOGS E MAIS DE CINCO MIL LINKS - MOSSORÓ-RN, 15 DE MAIO DE 2018

Arquivo do blog